sábado, 26 de janeiro de 2013

Filosofando: A volta dos que não foram

   Quem vai, vai, mas quem volta, é porque foi. Isso é algo que está em nossas cabeças naturalmente desde quando todos nascemos. Como seres humanos, osmos pensantes no ponto de encontrar falta de sentido em simples frases. Bom, podemos perceber isso nas brincadeiras que ouvimos desde criança, onde as pessoas colocavam frases sem sentido para nos fazer rir. Quem é que não se lembra das tranças da vovó careca, ou das curvas em linha reta, do incêndio na caixa d'água ou do clássico "A volta dos que não foram".
   Então, essa última, que lembra o nome de um filme trash de terror (daqueles que só acontece no máximo um banho de ketchup, quer dizer, sangue), pode fazer bastante sentido, se olharmos o quanto a palavra "Volta" pode significar em nossas vidas. A volta no sentido de voltar, de retornar, não precisa ser o antônimo do do "Ir", daquele que foi, mas pior ainda é o conceito da ida. Quem vai volta, mas quem não vai? Será que volta? 
   Parece besteira, mas a ida pode ser imaginada dentro nos nossos devaneios da mente que se juntam como se fossem moedas de cinco centavos emparelhadas num ímã qualquer. A comparação pode parecer boba, mas tudo o que pensamos se liga, de uma forma que, é preciso às vezes parecer ter ido, ter sumido, ter pensado num lugar onde não se existe ninguém. Até porque a existência é algo que nunca será provado por ninguém. Antes da ida e da volta, imagina se a gente nem existisse, e a existência de tudo e de todos tenha sido uma junção de pensamentos de alguém que resolveu fazer o tal do "ir" em sua cabeça? 
   Podemos parar o que fazemos, e isso é uma ida. Podemos continuar de outro modo, e isso é uma ida. Podemos ir literalmente, e isso é uma ida. A volta é só aquela coisa chata para dizer que algo de repente aconteceu de novo, ou simplesmente aconteceu, porque por um momento nossa mente emparelhou pensamentos que fizeram com que a tal da ida fosse algo existente. 
   No final dessa conta toda, é difícil poder dizer agora que "A volta dos que não foram" é simplesmente algo que faz sentido. Talvez não faça. Até porque a conclusão disso tudo é que o conceito chato e complicado não é o de volta, e sim o da ida.

Já pensou se a ida resolve ser a volta e nada mais fizesse sentido nessa vida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário