domingo, 12 de junho de 2011

Enchendo Linguiça: Nem todo rato rói a roupa

E ninguém precisa ser o rei de Roma para saber disso. Vamos aos fatos: primeiro que Roma não tem rei, e se é que teve um dia, eu tenho certeza que nenhum rato deveria ter roído sua roupa a ponto de isso se tornar um ditado popular.
Estava eu pesando comigo mesmo como é difícil entender coisas que nos fazem pensar: é como dizer que a água é mole. Bem, diria meu professor de química que a água é líquida, algo mais do que mole. Como ela pode ser mole? Mas isso não vem ao caso. O pior é entender que as palavras que falam por aí são tão bem colocadas que as vezes nos deixamos perder.
Voltando ao rato, temos que esse ditado tem algum sentido. porque o rato deveria roer a roupa apenas do rei de Roma, se Roma não tem mais rei vá-se lá milhares de anos? É uma injustiça com o coitado do animal, que, coitado, é culpado de inúmeros gritos de senhoras que sobem desesperandas em cadeiras, achando que isso é a coisa mais maligna do mundo (isso varia, é claro, tem muitos senhores que fazem isso também).
De qualquer forma, o rei de Roma com a água mole tem tudo a ver com as faltas de entendimento que existem em qualquer lugar.

PS: Se um rato roer sua roupa, vá a roma porque você tem boca. xD

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu post e convenhamos que há sentido no q escreve... Muitos desses ditos populares n tem nexo algum, tem uns q de tão óbvios soam como se estivéssemos dizendo q a chuva cai pra baixo... rsrsrs
    Enfim, estou gostando muito do q tenho lido aqui no blog e espero continuar a me deliciar com seus posts... Afinal, tenho boca sim, mas uma passagem para Roma, custa os olhos da cara!!! ;-)

    ResponderExcluir