sexta-feira, 28 de outubro de 2011

De novo???

E pela terceira vez seguida, nós, estudantes brasileiros, percebemos que passamos um final de semana inteiro sentados numa cadeira lendo textos sem fim para descobrir que, de novo, tem problema lá. Há alguma dúvida do que eu esteja falando?
Essa é a forma brasileira de ver a Educação, nada que o governo fez no "novo Enem" deu certo, e para variar, quem não tinha que se meter acaba fazendo com que não desse certo mais uma vez.
O Ministério da Educação mostrou mais uma vez que o Brasil precisa evoluir, e muito nessa questão. Desde que o novo Enem foi criado, temos visto uma série de erros e falhas que têm levado a credibilidade da prova para o buraco. Em 2009, o roubo das provas, já no ano passado, a tal da falha na impressão. E agora, 2011, quando tudo parecia ter ocorrido de forma perfeita, um bando de professores espertinhos de um colégio no Ceará faz com que aconteça algo que não é mais novidade. O Enem falhou de novo.
Como um colégio particular, de "tradição", faz uma coisa dessas? - isso é o que perguntaria uma pessoa que não se importasse. Mas isso não é novidade. Há muito que se vê, os colégio particulares, muitos considerados de uma "tradição", tem se mostrado prepotentes e estimuladores de uma concorrência que deveria existir apenas na força de vontade individual, mas não na prática. Todos têm o mesmo direito de entrar na universidade, e esses colégios fazem uma propaganda de tal forma a convencer que apenas quem estuda ou estudou lá teria a chance de entrar numa universidade. E o pior, subestimando os outros alunos, de outras escolas. Colégios que, muitas vezes, fazem com que seus alunos tenham rotina sem fim de exercícios, e ainda fazem questão de "ensinar seus alunos a menterem sigilo", por causa da tal concorrência.
É claro que, todo mundo faz o vestibular e quer passar, mas nenhuma turma de universidade tem um só aluno. Para variar, outra questão importante, essas "escolas tradicionais" estimulam seus alunos a NÃO darem valor ao Enem. Isso mesmo, o autor desse blog conhece (posso dizer que todos que conheço) alunos de escolas particulares (e ex-alunos) que dizem com todas as forças: "Não dou valor ao Enem, faço por fazer, eu me garanto no vestibular porque estudo no tal colégio". Pois é, agora sim pode-se vir uma pergunta: "Não é estranho que uma 'escola particular tradicional' tenha vazado questões do enem, para 'treinar seus alunos contra a concorrência'?" Estranho não. Na minha opinião, sim, é de se esperar.
Colégio particular só estimula o individualismo, e se esquece que, acabar com o Enem é ferrar com a vida de milhões de estudantes que procuram no Exame, a punica chance de conseguir alguma vaga em universidade tomada pelos alunos que aprendem na escola particular, a "acabar com a tal concorrência".
O Brasil não vai para frente não porque roubaram os calções do presidente, como diz a paródia do Hino, mas sim porque não dá valor na Educação. E se você quiser passar em algum vestibular sem precisar de passar pela frustação do Enem, é melhor desembolçar muito por mês, nos colégios "Tradicionais", porque, falando sério, eu não entendo porque os alunos desses colégios, depois de afirmarem tanto, ainda fazem o Enem, ele sempre dá falha mesmo. E também, eles se garantem, estudam nas melhores escolas.
Escolas que usam de questões que vão ser usadas para poder mostrar sua superioridade numa prova que elas mesmo estimulam aos alunos a dizerem "não preciso disso". Por favor, se as escolas particulares garantem aos alunos passar em qualquer vestibular sem precisar de Enem, deixe o Enem para quem precisa e parem de causar problema nele.

Um comentário:

  1. Isso desanima qualquer um
    Vamos fazer o enem já pensando qual o problema que vai ter!
    Nosso país é uma vergonha

    ResponderExcluir