segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Filosofando: Qual o problema do mundo?

Somos nós mesmos...

Qual o problema do ser humano hoje em dia? Confundir arte com comércio, confundir gafe com mania, confundir algo que realmente importa com algo q ser deixado de lado.
Em que mundo nós vivemos? Um mundo onde querem que uma pessoa que use a Internet se torne mais passível de ir parar na cadeia do que uma pessoa que rouba, mata, estupra, destrói, corrompe, acaba com a moral e comete muitas outras coisas que digamos, são muito piores e causam muito mais danos do que um direito autoral não pago.
Qual é o problema de um país onde o que deveria ser o exemplo da aplicação de qualquer tipo de exame se torne um absurdo com relação a notas que, cá entre nós, nunca deram certo? Qual é o problema, qual? Será que alguém que escreve absurdamente bem merece uma consideração de quem não sabe escrever bem um "bom dia", enquanto esse sim, consegue ser avaliado como o top dos escritores.
Qual é o problema de um mundo onde uma pessoa morando no Canadá e um caso idiota num programa de televisão é mais interessante do que o sofrimento do próximo, que está perdendo tudo, que não tem onde morar, o que comer, que está morrendo na porta de um hospital por negligência de quem acha que não precisa se rebaixar o nível da "ralé"? Qual é o problema, qual é o problema?
Qual é a dificuldade em entender que sentar a bunda no sofá e ver qualquer apresentador de programa de TV dizendo que o mundo tem que melhorar não vai adiantar nada? Qual é a dificuldade em entender que enquando se está sentado no sofá, com sua vida medíocre porém tranquila, está muito melhor do que pessoas passando fome, pessoas sendo injustiçadas, o acesso as artes sendo proibido como se isso fosse um comércio maior do capitalismo selvagem.
Mas se estiver com preguiça de fazer algo, esqueça tudo, esqueça que quem se esforçou não vai poder estudar, esqueça que não poderá mais ouvir músicas como antigamente, esqueça que tem gente morrendo de fome enquanto sua geladeira tem pelo menos o essencial para o dia, e lembre-se do caso idiota no reality show, lembre-se da menina no Canadá, lembre-se que "Ai se eu te pego" é melhor que "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã". Mas quando for dormir, cuidado para sua consciência não lhe lembrar que você é um ser humano, e antes de se preocupar com coisas medíocres e fúteis, deveria se preocupar com outros seres humanos, que necessitam de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário