sábado, 25 de fevereiro de 2012

A igualdade de pessoas diferentes

Às vezes nos encontramos em situações tão desagradáveis, que nem sequer conseguimos imaginar suas soluções. Pensamos, deixamos de pensar. Desistimos. Onde estaria a vontade de vencer? No fundo da lata de lixo humano?
Os sonhos... Seus sonhos, só terminam quando acabam? Pois uma atriz uma vez disse em uma entrevista: "se eu ainda não morri, ainda tenho sonhos." Sonhar é bom, correr atrás da realização, melhor ainda.
Não deixe de correr atrás de seus sonhos, mesmo que aquela chamada sociedade a critique. Nós fazemos parte da sociedade, nós devemos lutar para que sejamos felizes com nossas particularidades e devemos compartilhar o que é bom para todos. E às vezes não gostamos da prática pessoal de algumas pessoas, e se essa prática não faz mal a ninguém, para que julgar? Para que se importar com o que alguém faz, sem atrapalhar a vida de outras pessoas?
Não se sinta mal em dizer o que pensa, mas não ofenda. Há uma diferença entre a ofensa e a opinião. Não se deixe levar por quem só quer te prejudicar, mas não prejudique. Não faça com que a vida das pessoas a sua volta deixem de valer a pena. Ao contrário, faça com que a sua vida e a de todos valham a pena.
Como? Respeite as diferenças. Essa frase clichê talvez é a mais consciente que existe. Se todos fôssemos iguais, o mundo não andaria para frente, seriamos mais mecanizados do que já somos. E as diferenças, se fossem verdadeiramente respeitadas, o mundo andaria para frente, mais do que já anda. Padrões de beleza, imposições familiares para o futuro dos mais jovens, padrões de moral sociais que não fazem o menor sentido, imposições de sistemas de governo, tudo isso gera uma igualdade de pessoas iguais, o que é péssimo e destrói a capacidade e a liberdade real de sonhar...
Por isso deveríamos, verdadeiramente, cultivar a igualdade de pessoas diferentes, pois antes de sermos brancos, negros, ateus, religiosos, héteros, gays, altos, baixos, gordos, magros, americanos, chineses, enfim, diferentes, somos humanos, e dessa espécie há sete bilhões de exemplares na face da Terra!
Percebeu? Tudo o que há nessa foto é pedra... Alguma é igual a  outra, apesar de ser pedra? Alguma desrespeitou o direito da outra de ser de cor diferente, tipo diferente, formato diferente? Não! Devemos ser assim com as pessoas...

2 comentários:

  1. Muito bom!!!

    As pessoas precisam aprender a se respeitar. Acho que é isso que está faltando nos seres humanos.

    ResponderExcluir