sexta-feira, 1 de junho de 2012

Curtura i Árti: "Na tela da TV, no meio desse povo"


De um modo geral, um dos aspectos mais abrangentes da "curtura brasileira" é a televisão. Essa caixa luminosa que mostra imagens aos nossos olhos nos fascina neste país desde que chegou aqui, nos anos 1950. Aquela vontade louca de apertar o botão que acende uma luz que se movimenta para ficar por horas e horas estático sentado em um sofá pareceu muito bem-vinda. E foi.
Atualmente, a televisão ainda é um dos meio mais utilizado em todo o mundo, nós ainda insistimos em ver imagens movimentando-se enquanto ficamos parados. E dá para percebemos que a televisão ainda será um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo por muito e muito tempo.
Infelizmente, ela encontra uma barreira de problemas e um meio de aculturação forçada de uma população. Antes da Internet (acredito que ainda hoje) as pessoas viam (e veem) na televisão um meio de adquirir cultura. Bordões de novelas e séries, jeitos de se vestir das atrizes, o gosto musical. Pouca coisa não passava (e ainda pouca coisa não passa) pela televisão. É óbvio que não se deve negar que de mais ou menos uns vinte anos para cá o avanço muito rápido da globalização (resumindo: surgimento da Internet) abriu as pessoas a um conhecimento muito maior do que o que é mostrado "na tela da TV, no meio desse povo". As noticias, por exemplo, que na televisão são mostradas de uma única forma, ganham várias versões nas outras formas de comunicação. A televisão manipula, muitas vezes aliena de fatos que deveríamos saber, mas infelizmente muita gente só tem esse meio de recepção de fatos.
Poiss não se deve negar que em todo o mundo há muito mais casas com uma TV do que com um computador, e há muito mais casas com um computador sem acesso à Internet do que com um computador com acesso à Internet.
A televisão ainda dita regras, ainda manipula as notícias, mas ainda é a mais forte forma de diversão encontrada pelas pessoas que, não satisfeitas em sair de casa depois de um longo dia de trabalho, ficam em suas casas. E apesar dos avanços de tecnologias que encontramos, que podem muito bem abrir caminhos a um conhecimento de "curtura i árti" e dos fatos no mundo, todos se rendem a pelo menos alguma coisa que passa na televisão. Aquelas séries que muita gente passa meses baixando da Internet surgiram onde?
Antes de apenas falar mal, procuremos possibilidades... Tudo tem dois lados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário