sexta-feira, 29 de junho de 2012

Filosofando: Pistoleira e Lambisgoia


Numa coleção de nomes pejorativos para aquela profissional cuja qualificação não vem ao caso, encontrei dois que se encaixavam em seres nada a ver, porém assustadoramente aclamáveis a esses nomes, ou não.
Pistoleira é uma cadela que se encaixa perfeitamente no corpo de filhote recém crescido sobre suas bem formadas quatro patas. Pula, late, tem ação em forma de dentes que mordem qualquer coisa que veem pela frente e não tem medo de levar chute quando invade um lugar errado. Vive com sua coleirinha roxa em volta do seu peito que a deixa sensacionalmente mais... Fofa, quem sabe.
Lambisgoia é aquele pequeno ser que olha para os lado através de seus inúmeros olhos e tem o tato aguçado pela força incapaz das minúsculas, porém grandes, oito pernas. Mas a vida lhe trazia outros pequenos seres que como ela, ficariam um dia quem sabe assim. 
Mas por que nós, como seres humanos também perdidos num mundo onde tudo pode acontecer, fomos capazes de nomear incapazes seres que não tem culpa da vida que tem, isso é, que simplesmente são tão capazes quanto que nós, são vivos. E isso basta. Mas o que importa é que Pistoleira e Lambisgoia eram quase que amigas distantes, mas que de tão próximas, se tornava desnecessária a existência de comunicação entre elas. Sim, elas não se conheciam, nunca se viram. Uma cadela e uma aranha ligadas por uma besta e idiota ideia humana de que apelidos geralmente associados a profissional de qualidade que não vem ao caso, podem ser usados para designar seres que só estão cumprindo seu longo, e doloroso ciclo de vida. E sendo amigáveis, até mesmo quem sabe, com os humanos.
Porque eles prejudicam, mordem, envenenam, não é porque são maus, não é porque uma é pistoleira e a outra é lambisgoia. Eles querem viver. Uma "havaianada" numa aranha ou um sacrifício mal feito a um cachorro não saíram do instinto de sobrevivência humano quando não existe a tal da ameaça. Sem a ameaça, é idiota e maligno do ponto de vista de qualquer um acabar com a vida de seres que, pejorativamente chamamos por nomes que são para aquela profissional cuja qualificação não vem ao caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário