terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Enchendo Linguiça: Enquanto isso no "busão"

Geralmente a maioria das cidades no Brasil com mais de quarenta mil habitantes já possuem algum sistema de transporte. Nas cidades menores, ele é mais simples e os ônibus nem são tão cheios. Mas, a medida que a população da cidade vai aumentando, a lotação dos veículos aumenta.
E o ônibus lotado sempre nos leva a perceber coisas bizarras. Pessoas de todo tipo andam de ônibus. Tem as metidas da área de saúde que nem tiram o jaleco. Aqueles aspirantes a emprego todos arrumadinhos. Os escandalosos que contam sua história de vida não apenas para quem está do lado, mas para todos os passageiros. Aqueles que fazem um discurso "preciso de ajuda", aqueles que fazem oração na frente de todos, a criança chorona, e por aí vai...
Quanto mais coisa diferente, mais normal. Um ônibus lotado pode ser um espaço cultural muito mais valioso que a própria rua, desde que usado com moderação. E educação.
Ceder o lugar a quem precisa se sentar é uma boa ideia, mas quem nunca se deparou com a situação "tá me chamando de velho(a), é?", nunca sentiu o ego ir lá pra baixo. Dá vontade de chamar mesmo, já que foi sugerido. Mas no geral, ceda o lugar, é importante. Quando vai descer peça licença, pois não tem coisa mais chata do que gente se esfregando nas suas partes baixas sem prévio pedido de licença. Use fones de ouvido, seu gosto musical é só seu, e por mais que uma ou outra pessoa também possa gostar, ele não é da conta de mais ninguém a não ser você, não incomode os ouvidos que não querem ser incomodados.
É muito feio ficar reparando nas pessoas "diferentes", ficar olhando, como se aquilo fosse aberração. É mais horroroso ainda saber que tem gente tão idiota ao ponto de falar. E motoristas, POR FAVOR, UM PEDIDO MUITO IMPLORADO: tenham calma, o pedal do acelerador não é Titanic pra ser afundado ao máximo.
No balanço do busão, a educação pode ser uma coisa boa... Digo, deve ser... 
Ah, lembrando que é de muita importância passar desodorantes, pois seu braço ficará levantado, se for em pé...

2 comentários:

  1. Miqueias, como sempre ótimos textos... Acho-os extremamente engraçados e interessantes. Cara, vc escolheu a profissão certa!!!

    Parabéns!!!

    Ah, só pra lembrar. Isso n é encheção de linguiça, apesar da tiragem engraçada, o assunto é realmente sério...

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own. Obrigado Mariah!!!!!! Pois é depois que eu pensei na questão da encheção de linguiça, é um assunto bem sério mesmo rsrsrs

      Excluir